sexta-feira, 23 de novembro de 2007

Documentos Blogosféricos

O autor do blogue «Navegador Solitário» esta a fazer uma série de blog-reportagens muito interessantes, com a participação de bloguistas de toda a comunidade de língua portuguesa. Como nessas entrevistas, os bloguistas expõem a sua perspectiva emic sobre a blogosfera, achei necessário fazer uma ligação e possibilitar a sua leitura aqui neste blogue dedicado à «CyberFilosofia». Assim, estas entrevistas podem ser vistas como documentos blogosféricos, susceptíveis de serem trabalhados teoricamente.
1º Documento: EM CONVERSA COM O AUTOR DO DIÁRIO DE UM SOCIÓLOGO.
2º Documento: EM CONVERSA COM O AUTOR DO BLOG ALTO HAMA.
3º Documento: EM CONVERSA COM O AUTOR DO BLOG MASCHAMBA.
4º Documento: EM CONVERSA COM O AUTOR DO BLOGUE JUVENTUDE REBELDE.

O primeiro documento foi objecto de alguns comentários, dos quais destaco uma breve observação minha, Bloguismo Cerebral, e outra da Helena, «Tipos de Blogs!» (Veja o blogue «Socióloga Avense»).
Agradeço ao Agry, o autor do blogue «Navegador Solitário», ter tido esta brilhante ideia que nos permite recolher dados, de modo a podermos elaborar uma teoria empírica da blogosfera cyberportuguesa. (Logo que saiam novas entrevistas, refiro-as aqui nesta lista.)
J Francisco Saraiva de Sousa

1 comentário:

J Francisco Saraiva de Sousa disse...

Pelo caminhar da carruagem, devo concluir que estes documentos podem ser mais interessantes para estudar a blogosfera africana, em particular moçambicana, do que a portuguesa ou a europeia.