quarta-feira, 31 de outubro de 2007

Filosofia da Blogosfera (Um)

Estudos Preparatórios.
Num post publicado neste blogue tinha anunciado que iria publicar um texto sobre a blogosfera, cujo estudo se situa no âmbito da CyberFilosofia. Antes desse anúncio, já tinha editado outros textos que tratam de assuntos da competência deste novo ramo da investigação filosófica, dos quais destaco apenas estes:
Cultura das Interfaces, Vidas Electrónicas, GaySex on the Internet, CyberFilosofia e Teoria da Informação I, CyberFilosofia e Teoria da Informação II e O EU E A EXPERIÊNCIA MEDIADA num mundo global.
Nos dois textos sobre «CyberFilosofia e Teoria da Informação», digo claramente que «a cyberfilosofia não é uma mera teoria da informação e da comunicação e, até mesmo quando se debruça sobre esses conceitos, visa a sua ultrapassagem. Com efeito, o mundo da Internet é um mundo social e, como tal, é um mundo histórico. Esta lição de Hegel deve ser integrada na cyberfilosofia, de modo a que esta possa pensar radicalmente a revolução tecnológica do mundo moderno, cada vez mais global e mediado». E, já no final do primeiro texto, acrescento: «Qualquer um dos modelos processuais da comunicação apresentados é incapaz de explicar a comunicação mediada por computador. Esta exige um novo paradigma da comunicação, dada a sua natureza intrinsecamente interactiva, democrática e global».
Esse modelo mais apropriado ao estudo da comunicação mediada por computador é, no fundo, o modelo do diálogo, o qual mereceu a nossa atenção noutros textos editados no nosso blogue «CyberCultura e Democracia Online». (Veja n'«Os Meus Elos».) A aplicação deste modelo do diálogo ou da «conversa alargada sobre o mundo» permite distinguir a blogosfera da mediasfera, em particular do jornalismo profissional. Esta tese foi também desenvolvida por Guiseppe Granieri, Bruce Sterling, Rebecca Blood e Ross Mayfield.
Os textos em questão são dedicados ao estudo da blogosfera entendida como um novo espaço público virtual, aberto a todos e livre de constrangimentos institucionais, muito diferente da mediasfera, dos quais destaco os seguintes: Bloguismo e Jornalismo, Blogosfera Portuguesa Ameaçada?, Colonização da Blogosfera Portuguesa?, BlogoFranciscanos, Blogosfera Portuguesa, Luso-Bloggers Metabólicos, e Abrupto: Um blogue totalitário, entre outros que fazem referências breves à blogosfera portuguesa. A maior parte destes textos são polémicos, dado terem surgido de uma polémica que travei com outros bloguistas a propósito da situação actual da blogosfera portuguesa. Apesar disso, transparece neles os princípios fundamentais que orientam a nossa concepção científica da blogosfera, em geral, e da blogosfera portuguesa, em particular.
Por agora, limito-me a referir esses textos que avançam com um conjunto de hipóteses de trabalho e de princípios teóricos fundamentais para a constituição da cyberfilosofia da blogosfera. A seguir, num próximo texto (Dois), iremos apresentar um resumo desses textos, fora do contexto polémico em que surgiram, e, finalmente, apresentarei a blogscience ou, simplesmente, a filosofia política da blogosfera (Três).
J Francisco Saraiva de Sousa

Sem comentários: