quarta-feira, 27 de junho de 2007

Epistemologia da Internet

A Internet ainda não foi objecto de reflexão filosófica séria.
Com excepção de alguns estudos americanos, ingleses, suecos e australianos, mais centrados nos computadores e na informação, a filosofia tem permanecido distante das novas tecnologias da comunicação e do seu impacto sobre a vida social e cultural.
A Internet tem um estatuto deveras intrigante: ela é, ao mesmo tempo, objecto e meio de pesquisa. Teoria e metodologia parecem ou podem «coincidir». Apesar deste desafio teórico, lançado pela Internet, a epistemologia continua indiferente, incapaz de reagir e iniciar uma nova linha de pesquisa. Contudo, podemos avançar com a ideia desse projecto e tentar elaborá-lo sob a designação de ciberepistemologia.
JFranciscoSS

1 comentário:

J Francisco Saraiva de Sousa disse...

A epistemologia é teoria do conhecimento científico e é como tal que a encaro, mesmo quando lanço o conceito de cyberepistemologia. Esta deverá debruçar-se sobre as diversas manifestações cognitivas exibidas na Internet e as dimensões cognitivas dos seus usos. Pelo menos, é assim que encaro a cyberepistemologia e, com esta observação, penso ter respondido a algumas dúvidas que me foram colocadas via e-mail.